4 estratégias de marketing para pequenas empresas

Todo empresário que busca o sucesso, com certeza, já ouviu falar de marketing. Afinal, estratégias de marketing bem elaboradas são fundamentais para ajudar a alavancar vendas. E você sabia que existem ações de marketing simples que podem ser utilizadas por micro empreendedores ou pequenas empresas?

Não é preciso ser uma grande corporação para investir em um setor de marketing que gere amplos resultados. Nos negócios menores, a importância da comunicação com o seu mercado é a mesma e vem crescendo muito, uma vez que a concorrência aumenta a cada dia e é preciso atrair e reter clientes em qualquer segmento.

Produtos e serviços de qualidade fazem toda a diferença para o sucesso de uma empresa. Se aliados a estratégias eficazes de marketing, os resultados obtidos serão ainda melhores. Neste post veja 4 ideias simples para tornar suas ações ainda mais eficazes. Acompanhe!

1- Elabore um plano de marketing

O primeiro passo para começar os investimentos em marketing para sua empresa é elaborar uma plano de marketing. Esse planejamento guiará todas as outras ações. Por isso, ele precisa ser feito com cuidado.

O passo a passo básico para a construção de um plano de marketing é:

  1. Defina os objetivos que deseja alcançar com seu plano marketing;
  2. Conheça muito bem quem são seus clientes — as estratégias de marketing serão direcionadas a eles;
  3. Conheça a sua concorrência para traçar estratégias a fim de se sobressair frente à eles;
  4. Defina as diferentes ações do plano, com base nos objetivos que você definiu anteriormente;
  5. Monte um cronograma para realizar as ações; e
  6. Monitore as ações e estude os resultados alcançados para realizar possíveis modificações no plano, se necessário.

Construído o plano, você saberá como orientar da melhor forma todas as demais estratégias de marketing para se encaixarem perfeitamente no modelo de negócio de sua pequena empresa. Além disso, poderá medir o que está dando certo e deve ser continuado e observar o que precisará ser aprimorado.

2- Crie folders e cartões

A ação de marketing mais básica para pequenas empresas é elaborar folders com descrições e explicações dos diferenciais dos produtos e serviços que a empresa oferece. Além, é claro, dos cartões de apresentação, com o contato da pessoa responsável por apresentar a empresa aos clientes.

A ideia é mandar imprimir uma quantidade suficiente de cartões e folders para serem distribuídos em pontos estratégicos, sempre tendo em mente os seu publico alvo e seus potenciais clientes. Para isso, também é importante treinar a equipe que vai entregá-los.

3- Utilize e-mail marketing

Uma das ações mais baratas e que dão resultados para pequenas empresas é o e-mail marketing. Essa estratégia é uma forma de comunicação dirigida, que, se bem-feita, proporciona uma alta taxa de retorno ao empreendedor.

Criar uma boa estratégia de e-mail marketing significa disponibilizar informações que interessem a seus contatos. Você pode, inclusive, identificar que tipos de links enviados os destinatários mais acessam.

Se houver perfis muito diferentes, segmente também seus contatos para enviar informações diferenciadas para cada perfil de público. Outra dica é contratar uma plataforma online que dispara e-mails marketing. Há aquelas que disponibilizam serviços gratuitos para pequenas empresas.

Mas sempre peça autorização para se comunicar com sua lista e tome cuidado com exageros, ou os resultados podem ser justamente opostos ao que você deseja. Diga não ao SPAM!

4- Seja presente na internet

Hoje em dia, é difícil ver uma empresa que sobreviva no mercado sem estar verdadeiramente presente na internet, seja em blogs ou redes sociais, por exemplo. Além de ser um ótimo canal de divulgação e promoção de serviços e produtos, essa mídia promove uma interação direta com consumidores e potenciais clientes.

Por meio das redes sociais você poderá acompanhar a concorrência e também ver as tendências online. Observar como os diferentes públicos interagem com seus concorrentes e como está sua imagem institucional são informações mais facilmente obtidas por meio do ambiente virtual.

Viu como existem estratégias de marketing para pequenas empresas eficientes e de baixo custo? A maior parte delas está na internet. E, falando em ambiente online, que tal continuar aprendendo para alavancar seus negócios? Dê uma conferida no post que fizemos sobre como as redes sociais podem ajudar a promover sua empresa. Boa leitura!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário