A maior barreira para a inovação e melhoria de negócios, principalmente os pequenos e médios, é a falta de boa práticas de gestão, que causam baixas reservas de caixa e possivelmente uma rentabilidade insuficiente. Pensando nisso, nunca é demais receber algumas dicas de gestão, não é mesmo?
Para começar, a própria falta de um conhecimento mais aprofundado sobre administração, processos e não podemos esquecer, de planejamento e finanças, impede a elaboração de e execução de um bom planejamento estratégico.
Por isso, anote 5 dicas que vão te ajudar a colocar sua empresa de volta nos trilhos e promover um crescimento de forma sustentável.
1. Mantenha contas pessoais e profissionais separadas
Embora possa parecer mais simples, unir contas pessoais e profissionais criará uma verdadeira confusão para qualquer contador — ou você mesmo — na hora de fazer os fechamentos e relatórios mensais e anuais.
Mais cedo ou mais tarde, problemas surgirão. Além disso, essa conduta pode comprometer recursos importantes para o funcionamento da empresa.
Para evitar que isso aconteça, designe um valor fixo e/ou variável (percentual sobre o lucro líquido) para ser o seu salário (pró-labore) e mantenha as contas pessoais separadas da empresa.
2. Crie um orçamento realista
O planejamento orçamentário, em muitas empresas de pequeno e médio porte, é tratado como uma tarefa árdua. Porém, assim como o plano de negócios, que indica como anda o desenvolvimento geral, um orçamento demonstra como as finanças estão avançando.
O orçamento pode indicar mais claramente se a projeção de receitas será suficiente para cobrir os custos, despesas e ainda sobrar um dinheiro para arcar com um plano de investimentos que vise a expansão do negócio.
De modo geral, o orçamento serve como um guia para a tomada de decisões mais assertivas e no tempo certo.
O que você pode fazer é analisar o histórico de registros financeiros da empresa e fazer uma projeção de resultados futuros considerando as entradas (receitas) e saídas (custos, despesas, investimentos, etc.) de dinheiro do caixa.
Assim, torna-se mais fácil fazer um planejamento orçamentário realista e retomar o controle financeiro da empresa.
3. Monitore o fluxo de caixa
Independentemente do número de operações financeiras realizadas, o fluxo de caixa deve ser monitorado diariamente.
Essa é uma das dicas de gestão financeira mais importantes: tenha o hábito de registar todas as operações no dia em que elas ocorrerem para ter um melhor controle das finanças.
Esse tipo de hábito vai melhorar o nível de informações financeiras e contribuir para tomadas de decisões mais assertivas.
Assim, será possível fazer projeções de entradas e saídas futuras, planejar investimentos, adiar compras, aliar pagamentos com os recebimentos e nunca deixar faltar dinheiro no caixa. A saúde financeira da empresa depende disso.
4. Controle o estoque
Se a sua empresa vende produtos, o estoque representa boa parte dos investimentos, exigindo um melhor controle. Comece reagrupando as mercadorias para vender as mais antigas primeiro.
Mercadoria encalhada ou com a data de validade próxima deve ter uma promoção especial para vender logo e gerar receitas para o negócio. Caso contrário, acarretará altos prejuízos.
Baseie-se no histórico de vendas passadas para encontrar períodos sazonais e adequar as compras de acordo com a demanda no período.
Além disso, estabeleça um plano de negociação com os fornecedores para conseguir preços, entregas e condições de pagamentos melhores.
5. Treine a sua equipe
O treinamento dos seus colaboradores é a chave para uma gestão orientada para o sucesso. Mesmo que sua empresa adote sistemas automatizadores de processos, sempre haverá profissionais por trás deles ditando os comandos e analisando os resultados. Eles precisam estar preparados para executarem essas funções com excelência.
E tem mais: ao promover treinamentos e desenvolvimento humano, os profissionais darão mais valor à empresa por sentirem que estão crescendo e que são importantes para o negócio.
A empresa colhe bons resultados e, como recompensa, reduz o índice de rotatividade ao aumentar o desejo e satisfação das pessoas em trabalhar nela. Por fim, a organização ainda desenvolve um diferencial competitivo forte diante da concorrência: Engajamento.
Comece hoje mesmo a colocar essas dicas de gestão em prática e alcance o sucesso empresarial! Para continuar aprendendo, confira também por que empresários de sucesso devem ter um mentor.