Antes de abrir seu próprio negócio, veja 5 cuidados para tomar

Abrir o próprio negócio exige que o empreendedor esteja preparado para lidar com uma rotina cheia e alguns desafios. É necessário cuidar de diversas tarefas, como a compra de materiais, busca de clientes, rotinas administrativas e tomada de decisões.

Empreender pode ser extremamente satisfatório, mas é preciso ter algumas precauções para garantir o bom andamento do negócio.

Por isso, separamos 5 cuidados que você deve ter na hora de abrir um negócio. Saiba mais:

1. Estude o mercado antes de iniciar o negócio

O primeiro passo é escolher um setor e estudar o mercado antes de abrir o próprio negócio. O empreendedor deve analisar se o seu perfil e suas habilidades são compatíveis com o empreendimento, principalmente pela necessidade de liderar e tomar decisões no dia a dia.

Também é necessário fazer uma pesquisa de mercado e compreender como está o segmento, concorrência, perfil dos clientes, regulamentações específicas para o funcionamento, custos do negócio etc.

Tudo isso é fundamental para entender as despesas e as possibilidades de ganhos, para que se possa fazer um bom planejamento orçamentário e analisar a viabilidade, antes de investir no novo negócio.

2. Seja criterioso na escolha de sócios

Se optar por abrir uma sociedade, é preciso ser criterioso na escolha dos sócios. Analise o comprometimento da pessoa e as vantagens que ela trará para o negócio, mesmo que sejam amigos ou parentes.

O sócio deve trazer vantagens para a criação e o crescimento da empresa. O ideal é que ele tenha perfil e habilidades que complementem as suas, oferecendo competências que você não tem, para agregar mais valor ao negócio.

Também é importante regularizar a sociedade, registrando o contrato social, indicando a participação societária, a função de cada sócio e os demais fatores relevantes para a administração e o bom andamento do negócio.

3. Escolha um bom ponto comercial

Um bom ponto comercial costuma ser fundamental para o sucesso do negócio. O empreendedor deve analisar cuidadosamente todos os fatores que podem ser relevantes para o negócio: localização, movimento da região, atendimento pelo transporte público, estacionamento, negócios próximos, normas da lei de zoneamento urbano da cidade, estrutura do espaço etc.

O local deve atender as necessidades do empreendedor e ser adequado ao público-alvo. Com a escolha do local, também é preciso investir nos móveis, decoração, materiais e equipamentos, para permitir um bom fluxo de trabalho e fornecer conforto no atendimento ao cliente.

4. Faça um bom planejamento

Planejamento é essencial para fazer uma boa administração e buscar a realização dos objetivos. É importante estabelecer metas para identificar as formas de atingi-las e alcançar o sucesso do empreendimento.

O empreendedor deve estabelecer o mercado de atuação, os produtos ou serviços que oferecerá, os limites de orçamento, as estratégias de marketing, o investimento em publicidade, os equipamentos necessários para o funcionamento, dentre outros itens, para manter uma boa organização e o planejamento sempre atualizado.

5. Conte com ajuda de especialistas

Um negócio tem diversos fatores que devem ser observados. O empreendedor lida com várias questões: fornecedores, clientes, funcionários, obtenção de licenças de funcionamento, pagamento de tributos e outras variáveis essenciais para o funcionamento regular.

Também é preciso definir estratégias e tomar diversas decisões. Por isso, ao abrir um negócio, é importante buscar um auxílio especializado para identificar as necessidades e encontrar as melhores soluções para alcançar o sucesso.

Então, gostou deste post? Agora que você já sabe os principais cuidados para tomar antes de abrir o próprio negócio, baixe nosso ebook Dicas de Gestão para você administrar melhor sua empresa!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário