Irritabilidade, desânimo, baixa produtividade. Se os funcionários da sua empresa estão apresentando esses sintomas, é sinal de que a motivação está baixa ou acabou de vez. Mas é preciso contornar esse quadro, afinal, uma grande empresa se faz com funcionários motivados e engajados.
O engajamento das equipes deve ser buscado continuamente. É necessário aplicar algumas técnicas e conhecimentos para estimular todos os colaboradores. Adequar melhor a infraestrutura e investir em recompensas são alguns dos caminhos para se seguir.
Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 passos essenciais para trabalhar a motivação de seus colaboradores. Confira!
1. Crie um ambiente confortável
Em média um funcionário passa 1/3 do seu dia no trabalho. Imagine o quanto pode ser desmotivador para esse colaborador se esse ambiente for desconfortável! Sendo assim, deve-se investir tanto em uma infraestrutura que garanta comodidade quanto um sistema com normas mais flexíveis, quando possível.
Cadeiras e mesas com ergonomia adequada para cada tipo de trabalho e iluminação adequada ajudam a melhorar o desempenho. Deve-se evitar regras muito rígidas pois estas costumam deixar os funcionários tensos e desmotivados. Algumas pausas na rotina de trabalho podem ser revigorantes. Teste sempre!
2. Identifique e invista nos talentos de seus colaboradores
A motivação funciona com estímulo. Em outras palavras, se o funcionário não se sente reconhecido e incentivado a progredir, ele não terá motivo para assim o fazer. Dessa forma, é interessante promover a participação mais ativa dos colaboradores. Peça para que eles deem sugestões, ideias, estratégias. Invista na descoberta e desenvolvimento dos seus talentos.
Hoje, programas de Coaching de Pontos Fortes para Equipes, com coaches certificados, por exemplo, promovem autoconhecimento e engajamento e é muito utilizado nas empresas americanas, que tem uma cultura mais orientada para o desenvolvimento baseado em pontos fortes.
Essa prática é válida seja qual for tamanho ou porte da empresa. Assim, os colaboradores vão se sentir mais valorizados e incluídos nos processos da empresa e com isso, consequentemente a motivação e engajamento tendem a aumentar.
3. Reconheça as conquistas
Pense em uma situação na qual o funcionário se esforçou bastante para conseguir um bom resultado mas não recebeu nenhum elogio pela conquista. Isso é algo bastante desmotivador, não acha?
Para evitar isso, é sempre bom investir em formas de reconhecimento. Seja por meio de um incentivo financeiro, como bônus por desempenho, ou um feedback positivo e estruturado. O colaborar precisa entender que todo seu esforço importa muito para a empresa.
4. Desenvolva a sua liderança
Se a equipe está desmotivada, devemos observar a atuação do líder desse grupo. Afinal, uma das funções de uma liderança eficiente é a motivação de funcionários da sua equipe. Entenda uma coisa, um verdadeiro líder coloca o seu próprio desenvolvimento como um compromisso, um estilo de vida. Um líder que não está aprendendo, está morrendo.
Mas muitas vezes, isso pode ser bastante complicado, pois é necessário conhecer de técnicas e abordagens para motivar cada tipo específico de funcionário. Uma boa solução para isso é buscar uma formação em coaching.
Esse tipo de metodologia oferece ferramentas para estabelecer metas e alcançar objetivos. Também orienta como separar a vida profissional e pessoal, e ainda, garante as melhores técnicas para aumentar a produtividade da equipe. Dominando com maestria diversas ferramentas de coaching vai ser possível ser um líder melhor.
Essas foram algumas sugestões de como efetivamente aprimorar a motivação de funcionários. É interessante saber também o poder das palavras para o sucesso da equipe. Palavras de cunho negativo podem desestruturar qualquer ambiente de trabalho. Prefira formar um vocabulário com expressões positivas capazes de dar ânimos para todos a sua volta.
E aí, como você tem tentado motivar os funcionários da sua empresa? Tem colhido bons resultados? Conte para a gente deixando um comentário neste post!