Como aumentar a motivação de seus colaboradores

Irritabilidade, desânimo, baixa produtividade. Se os funcionários da sua empresa estão apresentando esses sintomas, é sinal de que a motivação está baixa ou acabou de vez. Mas é preciso contornar esse quadro, afinal, uma grande empresa se faz com funcionários motivados e engajados.

O engajamento das equipes deve ser buscado continuamente. É necessário aplicar algumas técnicas e conhecimentos para estimular todos os colaboradores. Adequar melhor a infraestrutura e investir em recompensas são alguns dos caminhos para se seguir.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 4 passos essenciais para trabalhar a motivação de seus colaboradores. Confira!

1. Crie um ambiente confortável

Em média um funcionário passa 1/3 do seu dia no trabalho. Imagine o quanto pode ser desmotivador para esse colaborador se esse ambiente for desconfortável! Sendo assim, deve-se investir tanto em uma infraestrutura que garanta comodidade quanto um sistema com normas mais flexíveis, quando possível.

Cadeiras e mesas com ergonomia adequada para cada tipo de trabalho e iluminação adequada ajudam a melhorar o desempenho. Deve-se evitar regras muito rígidas pois estas costumam deixar os funcionários tensos e desmotivados. Algumas pausas na rotina de trabalho podem ser revigorantes. Teste sempre!

2. Identifique e invista nos talentos de seus colaboradores

A motivação funciona com estímulo. Em outras palavras, se o funcionário não se sente reconhecido e incentivado a progredir, ele não terá motivo para assim o fazer. Dessa forma, é interessante promover a participação mais ativa dos colaboradores. Peça para que eles deem sugestões, ideias, estratégias. Invista na descoberta e desenvolvimento dos seus talentos.

Hoje, programas de Coaching de Pontos Fortes para Equipes, com coaches certificados, por exemplo, promovem autoconhecimento e engajamento e é muito utilizado nas empresas americanas, que tem uma cultura mais orientada para o desenvolvimento baseado em pontos fortes.

Essa prática é válida seja qual for tamanho ou porte da empresa. Assim, os colaboradores vão se sentir mais valorizados e incluídos nos processos da empresa e com isso, consequentemente a motivação e engajamento tendem a aumentar.

3. Reconheça as conquistas

Pense em uma situação na qual o funcionário se esforçou bastante para conseguir um bom resultado mas não recebeu nenhum elogio pela conquista. Isso é algo bastante desmotivador, não acha?

Para evitar isso, é sempre bom investir em formas de reconhecimento. Seja por meio de um incentivo financeiro, como bônus por desempenho, ou um feedback positivo e estruturado. O colaborar precisa entender que todo seu esforço importa muito para a empresa.

4. Desenvolva a sua liderança

Se a equipe está desmotivada, devemos observar a atuação do líder desse grupo. Afinal, uma das funções de uma liderança eficiente é a motivação de funcionários da sua equipe. Entenda uma coisa, um verdadeiro líder coloca o seu próprio desenvolvimento como um compromisso, um estilo de vida. Um líder que não está aprendendo, está morrendo.

Mas muitas vezes, isso pode ser bastante complicado, pois é necessário conhecer de técnicas e abordagens para motivar cada tipo específico de funcionário. Uma boa solução para isso é buscar uma formação em coaching.

Esse tipo de metodologia oferece ferramentas para estabelecer metas e alcançar objetivos. Também orienta como separar a vida profissional e pessoal, e ainda, garante as melhores técnicas para aumentar a produtividade da equipe. Dominando com maestria diversas ferramentas de coaching vai ser possível ser um líder melhor.

Essas foram algumas sugestões de como efetivamente aprimorar a motivação de funcionários. É interessante saber também o poder das palavras para o sucesso da equipe. Palavras de cunho negativo podem desestruturar qualquer ambiente de trabalho. Prefira formar um vocabulário com expressões positivas capazes de dar ânimos para todos a sua volta.

E aí, como você tem tentado motivar os funcionários da sua empresa? Tem colhido bons resultados? Conte para a gente deixando um comentário neste post!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário