Como conciliar vida profissional e pessoal?

O mundo dos negócios pode ser cruel. A necessidade de incrementar vendas, aumentar rentabilidade, gerir pessoas, contratar serviços, atender clientes, tudo isso dentro dos prazos e altos níveis de qualidade consome um tempo cada dia mais escasso. E se não damos a devida atenção a nossa família, as cobranças se iniciam e um sentimento de culpa começa a surgir.

Todo excesso traz prejuízos, é por isso que a saída é aprender a conciliar vida profissional e pessoal, alcançando sucesso pleno e melhorando sua qualidade de vida.

Mas como fazer isso? Temos algumas sugestões. Confira:

Estabeleça limites

Todos precisamos de limites e desde crianças aprendemos a respeitá-los. Logo, em primeiro momento é preciso conhecer quais são seus limites para você ser capaz de estabelecer novos. Entretanto, nem sempre conseguimos praticar o autoconhecimento, e para isso uma ajuda profissional é uma boa alternativa.

Lembre-se de que os caminhos que o trouxeram até aqui não o levarão a lugares diferentes. Se construir esses caminhos não é sua especialidade, a prática do coaching — profissionais com formação especializada — oferece orientação segura na retomada de direção.

Com os limites claros, é hora de definir suas metas e objetivos. Não apenas para seu negócio, mas também na vida pessoal. Afinal, é vital estar bem resolvido para ter sucesso em todos os campos da vida.

Organize-se

Uma vida pessoal desorganizada interfere no desempenho profissional e vice-versa. Para alcançar equilíbrio é preciso uma boa gestão do tempo aplicada aos negócios, vida pessoal, e, em particular, à família.

Além do tempo dedicado ao negócio, você precisa de tempo para pensar, se exercitar, curtir a família e as férias. Sim, renunciar às férias é perigoso e prejudicial, além disso, esse descanso ajuda a minimizar as cobranças pessoais e da família.

Organizando sua vida profissional e de sua família, limites e prioridades serão claros e algumas cobranças indevidas cessarão. Assim, você terá mais tranquilidade para se dedicar ao trabalho.

Saiba delegar

Um dos maiores problemas com empreendedores ou executivos de PME’s é a centralização. A necessidade de fazer tudo, seja pela falta de funcionários qualificados ou pela característica centralizadora do dono, acaba se tornando uma barreira.

Uma boa mentoria empresarial o ajudará a delegar. Isso será bom para o negócio, uma vez que, além de desenvolver competências nos colaboradores, dá a oportunidade de executar tarefas com visões diferentes daquela do dono do negócio. E, saiba que, a diversidade traz riqueza.

Empreendedores precisam aprender a delegar como instrumento de sobrevivência. É preciso delegar não apenas na empresa, mas saber dividir tarefas com a família. Todos devem participar, de forma que as cargas diárias sejam compartilhadas.

Dessa forma, há maior integração e engajamento entre os membros da família, gerando motivação e consciência da importância de cada um.

Valorizar sua família é mais que carregar todas as cargas sozinho. É permitir que todos os membros cooperem e participem das metas, responsabilidades e objetivos. Assim, o sucesso de um será o sucesso de todos. Com isso, você conseguirá equilibrar vida profissional com a pessoal.

Nossas dicas foram valiosas? Compartilhe esse artigo com seus amigos, comente e curta nossa página no Facebook!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário