Como lidar com o excesso de informações e tarefas no dia a dia

Muitos acreditam que abrir o próprio negócio é a solução para ter melhor qualidade de vida, mas se você não souber lidar com o excesso de informações ao qual somos submetidos hoje em dia, empreender poderá se tornar um verdadeiro pesadelo e deixá-lo mais estressado do que os percalços da época em que você era funcionário.

Na era da tecnologia, nossa vida é permeada por uma informação nova a cada segundo, seja ela um e-mail, um comentário no Facebook ou uma mensagem no WhatsApp. E é por conta dessas sutilezas do cotidiano que a nossa produtividade “vai por água abaixo”.

A princípio, devemos estar cientes de que a quantidade de informações que chega até nós representa um fator sobre o qual não temos controle. O que vai fazer a diferença é a nossa atitude diante desse verdadeiro tsunami, isso sim podemos controlar!

Pensando em ajudá-lo a não transformar essa situação em estresse, separamos abaixo 4 dicas para lidar com o excesso de informações e ainda tirar proveito dele:

Seja focado

O que você realmente quer fazer agora? Criar uma campanha no Facebook Ads? Montar um canal no YouTube? Fazer um anúncio, alimentar seu canal e ainda responder e-mails são tarefas importantes, mas que, quando feitas todas ao mesmo tempo, causam efeito reverso.

Portanto, defina as prioridades e faça uma lista de tarefas. Mas não se esqueça de que mais importante do que fazer a lista é segui-la. Nunca comece uma nova tarefa antes de concluir a anterior.

Tenha metas

O seu foco só poderá ser definido uma vez que você tenha em mente qual o resultado esperado. Após definido o resultado esperado, identifique que tipo de público você deseja alcançar e onde estão essas pessoas.

A partir daí, fica mais fácil “atacar” nos lugares certos, onde suas ações têm mais chances de sucesso. E não deixe de rastrear os resultados para evitar distrair-se com algo pelo caminho.

Evite atrasos

Acumular trabalho de um dia para o outro não é legal. Você acabará em uma verdadeira bola de neve que só tende a crescer. Por mais que você “não tenha hora para entrar no trabalho”, procure levantar-se cedo e iniciar suas tarefas o mais rápido possível.

Não é porque você é seu próprio patrão que não existem prazos e, uma vez que eles estejam em dia, você não corre o risco se atrasar mais ainda por conta de uma informação inesperada que você foi obrigado a digerir. Manter as tarefas em dia permite algumas janelas para eventos que não estavam previstos.

Motive-se

Trabalhar com algo que você não gosta aumenta as chances de ser “engolido” pelas novas informações que chegam sem parar. Na verdade, as “novidades” servem como uma válvula de escape para uma atividade que não traz prazer algum.

Portanto, trabalhar com algo que traga, além do dinheiro, satisfação é fundamental para que você absorva somente as informações relevantes e não se distraia a todo momento com “qualquer coisa” que ler. A motivação fará com que o trabalho seja mais interessante do que certas informações que chegam.

Se você acha que as dicas acima te ajudarão a lidar com o excesso de informações, deixe seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

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