Como melhorar a relação com os filhos atuando como coach informal

A educação e o relacionamento com os filhos não são tarefas simples. Muitas dúvidas surgem na tentativa de ajudá-los nos embaraços que surgem ao longo da vida.

Existem alguns ensinamentos profissionais que podem te auxiliar no sentido de promover o o desenvolvimento de seu filho em todo o seu potencial. O coaching é a área do conhecimento que te dará as ferramentas necessárias.

A seguir, vamos lhe dar informações importantes para você melhorar o relacionamento com o seu filho e atingir seus objetivos mesmo como um coach informal. Vamos lá?

O que é coaching?

Coaching é um processo que tem como o foco o desenvolvimento de habilidades e a superação de crenças e hábitos limitantes tanto na esfera pessoal quanto na profissional. O profissional de coaching, a partir da localização do problema, vai estipular metas a curto, médio e longo prazo.

O plano traçado visa motivar o cliente a potencializar os seus resultados, de forma a alcançar os sonhos e objetivos traçados da melhor maneira possível.

Como ser um coach informal para o meu filho?

Existem algumas técnicas do processo de coaching que podem ser aplicadas especificamente no contexto da relação dos pais com os seus filhos. Tais ensinamentos te auxiliarão em seu relacionamento com eles e no desenvolvimento em seu maior potencial.

Práticas de comunicação

Alguns maus hábitos passam despercebidos na hora de você se comunicar com o seu filho. Entenda alguns:

  • Não coloque o foco em palavras negativas: concentre-se em incentivá-lo a completar a ação pretendida. Dessa forma, não diga “Não desista”, e sim “Você consegue!”.
  • Não antecipe a falha: não utilize palavras que coloquem a possibilidade do insucesso no horizonte. Isso transmitirá falta de confiança para ele. Qual frase te passa mais segurança: “vou tentar fazer” ou “eu vou fazer”?
  • Especifique a tarefa que ele tem que cumprir: não utilize expressões como “só mais um pouquinho”. Dizer a quantidade específica o ajuda a gerir melhor os recursos que ele tem e os seus limites para cumprir a tarefa.

Exaltação das qualidades pessoais

A presença de elogios é essencial na relação entre pais e filhos. Eles mostram aos pequenos que você presta atenção e se importa. Essa atitude ajudará a fortalecer os laços filiais.

Entretanto, cuidado com o exagero: o elogio deve ser feito quando ele realmente for merecedor dele. Caso contrário, ele internalizará que é possível alcançar os objetivos sem trabalhar para isso.

Aponte as qualidades, mas sem colocá-lo em um pedestal. Isso também o estimulará a querer melhorar e buscar o máximo de seu potencial.

Resolução de conflitos

A capacidade de resolução de conflitos é uma habilidade exigida em todas as esferas da vida, não importando qual fase da vida.

Quando ele estiver diante de um conflito, não dê a solução para ele: estimule-o com perguntas sobre o fato. Assim, ele mesmo conseguirá achar a solução para o seu embaraço.

Controle emocional

O controle emocional se refere à capacidade de gerir as emoções diante de situações que as colocam em prova, como diante de uma frustração ou de uma crítica.

Seu filho passará por inúmeras situações como essas durante a vida, até mesmo no que se refere aos conflitos dentro de casa. O importante é a maneira que ele vai lidar com isso.

Incentive-o a buscar o autoconhecimento. Dessa maneira, ele conseguirá identificar melhor as suas potencialidades e limitações e traçar metas para sanar essas últimas.

A metodologia de coaching te oferece as melhores ferramentas para o desenvolvimento da capacidade humana em todo o seu potencial. Mesmo como coach informal, os benefícios são muitos!

Gostou do nosso conteúdo? Que tal se aprofundar mais nesse assunto? Clique aqui e confira o curso de formação em coaching da Direcione!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário