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Como ser um bom líder? Veja 4 habilidades que você precisa ter!

Estar à frente de uma empresa não é um desafio simples. Você é o responsável por gerir não apenas os negócios, mas também as pessoas que trabalham sob sua supervisão. É preciso estar em harmonia com todos os ambiente para que as engrenagens do seu empreendimento continuem em bom funcionamento.

É difícil dizer se a liderança é uma qualidade nata ou adquirida ao longo do tempo, mas é certo que bons gestores devem dominar algumas competências essenciais para serem líderes inspiradores e conquistarem o respeito dos seus funcionários.

Para saber como ser um bom líder, veja, a seguir, quatro importantes habilidades que você deve desenvolver.

1. Responsabilidade

É preciso ter em mente que você deve estar comprometido com tudo que acontece em seu ambiente de trabalho. Logo, a produtividade, a organização das equipes e os resultados da empresa fazem parte de sua responsabilidade.

Um líder não pode jogar a culpa de um problema nas costas de um subordinado, pois o dever de comandar está em suas mãos. Se algum erro foi cometido, provavelmente foi por conta de sua má gestão.

É claro que erros acontecem em todo lugar. Por isso, um bom líder também deve saber como lidar com eles sem buscar apontar culpados ou penalizar responsáveis.

2. Organização

Não é nenhuma surpresa que os colaboradores de uma empresa enxergam seus chefes como modelos a serem seguidos. Logo, se você mesmo não consegue passar um bom exemplo de organização, não há como exigir isso dos seus subordinados.

Quando falamos sobre organização, não se trata apenas da ordem e da limpeza do ambiente de trabalho, mas também do planejamento e do conhecimento da sua equipe, demonstrando que você está por dentro de tudo que acontece sob sua supervisão e mantém o controle das coisas.

Além disso, é importante seguir os horários e as regras da empresa para dar bons exemplos. Um chefe desorganizado, que sequer sabe quem são seus funcionários ou o que acontece diante dos seus próprios olhos, não consegue transmitir confiança.

3. Delegação

O funcionamento de uma empresa é complexo, fazendo com que seja impossível que uma única pessoa consiga controlar absolutamente tudo. Daí vem a necessidade de um trabalho coordenado entre funcionários sob a supervisão de um líder.

Esse líder é o responsável pela delegação de tarefas e responsabilidades entre os subordinados, dividindo o trabalho de modo a otimizar o seu rendimento.

Você deve conhecer muito bem a sua equipe de trabalho para saber qual é a melhor forma de fazer essa delegação. Entregar as responsabilidades nas mãos da pessoa certa é uma das melhores demonstrações de como ser um bom líder.

4. Comunicação

Por fim, a comunicação é, provavelmente, a habilidade mais importante que um líder deve ter. Não é à toa que todos os tópicos anteriores dependem dela.

Se você deseja orientar pessoas e gerenciar uma empresa, é preciso saber a hora de falar e de ouvir. Um líder deve estar sempre disposto a escutar as reclamações e a resolver os problemas, mas também deve se impor e saber qual é o momento de dar ordens e advertir seus subordinados (sempre de modo reservado).

Além disso, o líder deve sempre ir direto ao ponto. Suas ordens e instruções precisam ser claras e objetivas, de modo que não causem dúvidas ou divergências. A comunicação, aqui, não é uma questão de argumentação, mas de coordenação. Um bom comunicador é aquele que transmite uma mensagem clara, e se certifica de que o receptor a entendeu perfeitamente.

Todas as habilidades mencionadas acima são apenas os requisitos básicos para definir um bom líder. É claro, porém, que esse assunto vai muito além e envolve temas bem mais complexos.

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