Confira como fazer um bom planejamento de vendas

Para alavancar de vez o negócio, é necessário elaborar um planejamento de vendas invejável, capaz de não só aumentar a rentabilidade da empresa como também de aperfeiçoar os processos internos do setor.

Para não ter erro, copilamos a seguir algumas dicas exclusivas para fazer um plano de vendas infalível, que contribuirá com a consolidação da sua marca no mercado.

Acompanhe o conteúdo e garanta assim melhores resultados.

Faça um balanço da empresa

Antes de partir de fato para a ação, é fundamental realizar uma análise do empreendimento. Conheça, por exemplo, os pontos fortes e fracos da empresa, verificando o que deve ser mudado para gerar um cenário ainda mais positivo.

Além do mais, analise cuidadosamente todo o lado financeiro da firma, entendendo exatamente o funcionamento da organização, sobretudo no que diz respeito ao processo de vendas.

Nesse contexto, é fundamental avaliar as seguintes questões: produtos mais vendidos, lucratividade, descontos concedidos, meses mais rentáveis e outras variáveis que influenciam o negócio.

Pesquise a concorrência

Nada mais eficaz que estudar os concorrentes para entender melhor o mercado e, assim, não cometer os mesmos erros dos demais. Veja aquela empresa que se sobressai e tente descobrir quais são os fatores que a fazem se destacar e ser referência quando o assunto é vendas.

Isso não quer dizer, em hipótese alguma, que a sua empresa será uma cópia dos outros empreendimentos. Significa apenas que você é sábio o suficiente para compreender as diversas metodologias existentes, selecionando aquela mais compatível com o seu negócio e realizando as devidas melhorias para implementar no seu estabelecimento.

Estabeleça metas no planejamento de vendas

Além de fazer uma análise minuciosa da empresa e de questões externas, é essencial também definir metas — de curto, médio e longo prazo.

O motivo é simples. Como saber aonde chegar se não existe nenhum parâmetro que oriente a equipe da empresa? Perceba, então, que determinar objetivos é uma parte crucial do processo e que não deve ser ignorado.

Cuidado nesse momento, pois metas impossíveis terão um efeito negativo, tanto para o alto escalão administrativo quanto para o time de vendas. Por isso, sempre que for determiná-las seja realista.

Crie um plano de ação

Agora é o momento de colocar a cabeça para pensar e criar estratégias capazes de fortalecer o setor de vendas.

Não há uma regra aqui: o importante é elaborar ações que estejam de acordo com a sua realidade, baseando-se em opções que sejam sobretudo vantajosas para o público.

Aumentar o mix de vendas, investir em ações promocionais e prospectar novos clientes são apenas algumas das possibilidades. Então, saia da zona de conforto e seja criativo nesse momento. Afinal, essas ações contribuirão com o aumento das vendas.

É fundamental ressaltar que elaborar um plano de ação com base em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e outras mostra-se um recurso efetivo.

Defina métricas

Qual a melhor forma de saber se o plano está obtendo o resultado esperado? Basta estabelecer indicadores, que são capazes de mostrar se o caminho traçado está na direção correta ou se é necessário fazer alguns ajustes.

Como mecanismo de mensuração, vale desde verificar o faturamento até averiguar o número de produtos comercializados. O importante é definir métricas que permitam melhor conhecimento da empresa e que apontem os acertos e os possíveis erros. Assim você conseguirá perceber se tudo está saindo conforme o planejado.

Além do mais, acompanhe a implementação das ações elaboradas no planejamento de vendas, pois isso transmitirá mais segurança aos envolvidos. Afinal, caso ocorra algum equívoco no processo, você estará lá para solucionar prontamente a questão.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas para aperfeiçoar o seu negócio? Então, siga a gente nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram).

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário