Entenda o valor do autoconhecimento para o crescimento empresarial

Dirigir um negócio envolve técnicas de gestão, experiência e profissionalismo que nem sempre o empreendedor conhece ou consegue aplicar. São tantos incêndios a apagar e situações urgentes a resolver, que o importante acaba negligenciado e a autoconfiança empalidecida.

No post de hoje vamos falar sobre o valor do autoconhecimento e como ele pode transformar sua maneira de administrar a carreira, o negócio e a vida pessoal. Sim, ele é capaz de promover uma transformação abrangente e eficaz. Acompanhe!

Autoconhecimento: descubra a chave para o sucesso

O autoconhecimento é a chave para a solução de muitos problemas enfrentados na rotina de negócios. É pertinente dizer que grande parte das dificuldades que enfrentamos ocorre por atitudes que sabemos ser necessárias, mas simplesmente não praticamos, não encontramos tempo para elas ou não sabemos como adotá-las.

Autocrítica: conheça seus pontos a serem melhorados

Quais são seus medos e limitações? Você conseguiria destacar pontos de melhoria em seu comportamento? Que aspectos de sua personalidade impedem sua realização? Para alcançar vitórias não basta conhecer suas virtudes, mas entender que aspectos proteger.

Conhecer suas fraquezas lhe permitirá blindá-las até serem tratadas e fortalecidas. Medo tem relação com obscuridade. Trazendo luz sobre esses pontos, seus medos perderão intensidade, podendo ser tratados de forma mais efetiva.

Autoconfiança: identifique seus talentos

Conhecer a si mesma traz confiança, certo? É hora de listar seus talentos. Que atividades você desempenha com facilidade e prazer, alcançando resultados rapidamente? O desenvolvimento de talentos passa pela identificação e potencialização, e essa identificação precisa ser realizada com muito critério, pois podem haver talentos latentes que você sequer percebeu que existem.

Essa etapa é tão fundamental que uma orientação profissional se faz necessária. Uma ferramenta muito eficaz é a Avaliação de Perfis de Talentos de Empreendedorismo, indicada para descobrir competências não desenvolvidas que, quando trabalhadas, farão com que o resto de seus medos seja extirpado de vez.

Se prepare para tomar decisões assertivas, assumir de uma vez os papéis que tem mais aptidão, conseguir direcionar seu negócio com firmeza e ter a certeza de que sabe aonde quer — e vai — chegar.

Autoestima: pratique suas virtudes

Conhecer seus pontos fortes e desenvolvê-los lhe proporcionará leveza e agilidade, sua capacidade de execução se ampliará e você começará a experimentar um sentimento de realização plena. Sua autoestima se fortalecerá e começará a impulsionar ainda mais seus pontos fortes. É o início de um ciclo virtuoso pois, quanto mais realizar, mais resultados terá e ainda melhor se sentirá.

Nesse momento, impulsionada pelo autoconhecimento e cheia de autoconfiança, as decisões serão tomadas com mais facilidade e maior assertividade. Sua visão de futuro não mais estará ofuscada pelo medo e, assim, você estará livre para definir que direcionamento dar ao seu negócio e colaboradores.

O mais importante nessa etapa é entender que o aprendizado deve ser constante e o caminho a ser percorrido é longo e repleto de desafios, mas desafios são seu alimento diário, não é mesmo?

Autorrealização: equilibre vida pessoal e vida profissional

Não apenas a carreira pode ser impulsionada pelo autoconhecimento e seus reflexos. A esta altura a maioria dos incêndios teve suas causas extintas e agora, sem o sobrepeso da carreira, a vida pessoal também se tornará mais leve, permitindo tempo para os relacionamentos.

Guardando-se as proporções, as mesmas técnicas de gestão podem ser aplicadas na vida pessoal. Uma boa gestão do tempo, organização de tarefas e atividades lhe proporcionará mais tempo de qualidade e o ciclo virtuoso se completará, trazendo realização pessoal.

A vida é simples ou, pelo menos, deveria ser. A diferença está em conhecer o terreno onde pisamos, e na maioria das vezes precisamos de ajuda externa. Convivendo com um ambiente interno conturbado e confuso, com o autoconhecimento enfraquecido, normalmente não conseguimos encontrar a saída.

Profissionais com visão externa e abrangente conseguem visualizar nossos labirintos como se observassem por cima, podendo assim nos guiar em direção à saída. E mais, com essa visão própria, podem nos indicar o que pode ser recuperado ou descartado durante o caminho para fora.

Nosso post foi valioso para você? Então, compartilhe essas dicas nas redes sociais!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário