Entenda por que empresários de sucesso devem ter um mentor

Como vem funcionando o seu empreendimento? Precisa alavancar seus negócios e percebe que a criatividade está diminuindo, ou a pressão do dia a dia vem esgotando um pouco suas ideias? Pode ser um ótimo momento para contar com o apoio do de um mentor.

Um empresário de sucesso busca o auxílio de um mentor para conseguir alcançar seus objetivos com maior qualidade e — o que é melhor — rapidamente. Com o apoio das técnicas de mentoria, os resultados são expressivos.

No post de hoje, você verá os detalhes que fazem um empreendedor buscar o processo de mentoria. Acompanhe!

Os motivos de se contar com um mentor

A mentoria empresarial é um processo que utiliza de diversas técnicas para encorajar e apoiar o empresário. Seja qual for a fase do seu negócio — iniciando no seu segmento ou consolidada, com o desejo de renovação — o mentor participará e indicará medidas práticas para aumentar sua competitividade no mercado.

Veja algumas melhorias alcançadas com a ajuda da mentoria:

  • Compreensão para planejamento e estratégias, a fim de que o empresário de sucesso coloque suas ideias em prática, focando em resultados;
  • Melhores tomadas de decisão, pois haverá uma visão mais clara e serão diminuídas as dúvidas e inseguranças;
  • Redução do tempo para alcançar os objetivos, devido às técnicas de mentoria para potencialização e aperfeiçoamento das competências;
  • Maior qualidade no papel de liderança e no networking, promovendo a retenção de talentos na equipe e excelente relação com clientes, fornecedores e parceiros.

Ao contar com um mentor, você terá à sua disposição um profissional com bagagem e técnicas para aprimorar suas competências. Além disso, conseguirá ter um diálogo confiável, sigiloso, em que poderá aclarar as ideias responsáveis pela evolução do seu negócio e, consequentemente, pela sua carreira como empresário de sucesso.

O que acontece quando se tem um mentor

Muitas empresas, em geral startups, acabam por fechar as portas mesmo com muito potencial. Ao contar com o suporte de um mentor, os negócios se concretizam, tornando as companhias bem mais sólidas no mercado, devido ao direcionamento.

A mentoria acaba com a jornada solitária do gestor e torna possível contar com essa troca colaborativa e consistente, responsável pelo sucesso dos empreendimentos do século XXI.

Não é de hoje que os mentores são responsáveis pelas melhorias administrativas em diversas esferas. Desde a Grécia antiga, contava-se com esse papel de coadjuvante e catalisador para os negócios. Por exemplo, Aristóteles aconselhou e orientou Alexandre, o Grande, como um mentor faria.

Atualmente, trata-se de uma cultura em crescimento no Brasil, tendo em vista que diversos executivos já perceberam os resultados desse tipo de ação.

Empresário de sucesso: conheça alguns cases

Para alcançar seus objetivos, não apenas empresários mas inúmeros profissionais, das mais diversas áreas, contam com um mentor. O aconselhamento e experiência, além das técnicas práticas que o processo de mentoria proporciona ao ambiente corporativo, de certo são os responsáveis pelo sucesso. Veja algumas pessoas que contaram com a mentoria:

Mark Zuckerberg — mentor: Steve Jobs, que o aconselhou e orientou de forma prática, com ações para não desistir do negócio quando ele pensou em vender o Facebook, ajudando-o a transformar um momento de crise em oportunidade.

Leila Velez (idealizadora do Beleza Natural) — mentorias informais, como familiares, amigos e professores da faculdade, além de mentores no ramo dos negócios.

Leonardo Dicaprio — mentor: Martin Scorcese, que sempre revela o caráter de troca que existiu entre eles. De todo modo, a experiência de peso de Scorcese trouxe a Dicaprio a possibilidade de aprimoramento e aceleração da carreira.

Alcançar resultados por meio de mentoria traz benefícios a todos os envolvidos. Afinal, é impossível ensinar sem aprender. O movimento do mentor em prol do apoio ao empresário significará, dessa forma, considerar todos os passos possíveis para a ampliação das possibilidades de sucesso, seja em sua empresa, seja em sua carreira executiva.

Quer saber mais como ser um empresário de sucesso e ter mais eficiência e produtividade em sua empresa? Entre em contato conosco e veja como a mentoria poderá trazer excelentes resultados!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Finanças
Ale Rodrigues

Qual é o seu mindset financeiro?

Quando falamos sobre mindset do dinheiro, estamos nos referindo ao modelo mental, ou seja, à programação que nosso cérebro recebeu em toda nossa vida, especialmente na

Leia Mais »

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário