Gerenciamento de carreira: tenha controle do seu rumo profissional

Você já teve a impressão de que sua carreira está à deriva, sem rumo, navegando ao sabor do vento? Frustrante, não é? Sem um bom gerenciamento de carreira, os profissionais tendem a aceitar qualquer emprego que apareça e a contar com a sorte para obter uma promoção ou evitar uma demissão.

Mas não tem de ser dessa maneira para sempre. Assim como um navio, sua vida profissional também precisa de uma bússola que aponte quais caminhos seguir. Conheça agora 4 dicas para retomar o controle de sua carreira.

1. Reconheça os próprios talentos

Quando as coisas não andam bem na vida profissional, temos uma tendência a nos culparmos e a enxergar apenas nossos defeitos. Evite essa armadilha. O primeiro passo para ter o controle da carreira é reconhecer os próprios pontos fortes e planejar as atividades de acordo com aquilo que fazemos de melhor.

2. Tenha disciplina

Por melhor que você seja em sua área de atuação, descumprir prazos ou ignorar metas vai destruir sua credibilidade.

Quando não há metas a serem atingidas, temos uma tendência de protelar as atividades. Isso cria um ciclo vicioso: como o profissional não tem um prazo a ser cumprido, não faz o trabalho e, assim, sente-se desmotivado.

Se por algum motivo você não conseguir cumprir a meta, converse com seu chefe ou cliente e explique o que aconteceu. Embora o descumprimento do acordo cause insatisfação, você ganhará algumas “estrelinhas” por ter sido sincero.

Não deixe de analisar o que o levou a perder os prazos. Descubra o que está atrapalhando sua produtividade e crie estratégias para que o problema não volte a acontecer.

3. Invista no que mais importa

Qual o melhor investimento disponível no mercado? Ações? Tesouro Direto? Poupança? Se você respondeu qualquer um dos itens anteriores, está muito enganado. O melhor investimento que você pode fazer hoje é investir em si mesmo.

Ao adquirir conhecimento, você não só estará se capacitando para atuar de forma ainda mais eficaz, mas pode também descobrir novos caminhos pelos quais seguir.

Vale ressaltar que essa dica deve ser utilizada juntamente com o item 2. Não adianta perder tempo e dinheiro fazendo um curso, se você não tiver disciplina. Crie uma rotina de estudos, estabeleça metas e retome o controle de sua carreira.

4. Coloque os problemas em perspectiva

Alguns dias podem ser bastante desafiadores. Desde o momento em que você acorda até a hora em que você vai dormir, vários acontecimentos podem surgir para afetar sua produtividade.

O que vale aqui é o autocontrole. Não se deixe abater por pequenos contratempos do dia a dia. A inteligência emocional é tão importante quanto a capacidade cognitiva.

Quando somos surpreendidos por uma notícia ruim, a tendência é que a vejamos como a pior coisa do mundo. Horas depois, já nem lembramos do que havia acontecido. Isso acontece porque, no momento do estresse, esquecemos de colocar as coisas em perspectiva.

Que importância tem um pneu furado em comparação àquele elogio do cliente? Por que se importar com o vizinho mal-educado quando você pode concentrar as energias em conquistar uma nova conta para a empresa?

Não se deixe abater por dores de cabeça passageiras. Lembre-se: você está no controle.

O gerenciamento de carreira é essencial para se conquistar o sucesso. Seguindo esses quatro passos, seus sonhos profissionais ficarão cada vez mais perto. Quer receber mais dicas sobre como se desenvolver profissionalmente? Assine nossa newsletter.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário