Gratidão: como ela pode melhorar a sua vida!

Em um mundo cada vez mais egoísta e invejoso, as pessoas estão mais doentes e infelizes. A falta do sentimento de gratidão leva a essas consequências ruins e diminui a noção de humanidade.

Praticar a gratidão é ter grandeza. Essa prática, presente em todas as etapas do nosso dia a dia, pode influenciar no nosso nível de felicidade e de integração com o mundo.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 3 transformações que a gratidão pode trazer para a sua vida. Confira!

1. A gratidão permite que você seja uma pessoa mais realista

A ideia de que podemos ter tudo que queremos e quando quisermos nos afasta do sentimento de gratidão. Afinal, partindo dessa ideia, nunca teremos o suficiente e, portanto, não haveria motivo para agradecer.

Esse tipo de pensamento traz bastante insatisfação, ao ponto de as pessoas se sentirem insaciáveis a cada conquista que alcançam. Nesse sentido, é preciso ser grato pelo que já temos. Assim, o sentimento de completude nos deixa mais tranquilos e novas conquistas poderão acontecer, de forma positiva.

2. Seja grato a todos os tipos de experiências

As pessoas costumam ser gratas apenas pelas coisas boas. Não é à toa que a maioria dos usuários das redes sociais, tal como o Facebook, apenas postam fotos e declarações em momentos de alegria ou ostentação.

Na verdade, é preciso dar valor também às experiências ruins. É a partir delas que sabemos mais sobre nossa maneira de lidar com dificuldades. Elas também servem de parâmetro para mostrar o quão felizes estamos depois de superá-las.

Sendo assim, seja grato a todas as experiências pelas quais você passou. Logicamente, você não deve ficar enclausurado em situações ruins, mas perceber e agradecer pela importância que tiveram para o seu amadurecimento.

3. A gratidão evita o sentimento de egoísmo

Hoje em dia, pensar apenas em si mesmo e ignorar os outros parece ser um mantra seguido por muitos. No entanto, uma pessoa egoísta é um indivíduo frustrado. Ela acha que ter mais do que os outros por qualquer meio vai fazer dela alguém melhor. Isso é um engano, pois, com o tempo, perceberá o quão infeliz é por não saber compartilhar as coisas e como esse hábito é negativo.

Dessa maneira, o ato de gratidão é um remédio contra o egoísmo. Quando você agradece por cada gesto de bondade que recebe dos outros e pelo que possui, logo se sente parte de uma comunidade. Esse sentimento acolhedor melhora a nossa autoestima e traz felicidade.

Esses foram alguns benefícios que a gratidão pode trazer a você. Em todas as esferas da vida, há uma melhora considerável no relacionamento quando a pessoa pratica a gratidão. Até no âmbito profissional, por exemplo, a gratidão pode ser uma ferramenta motivadora para a equipe. Afinal, quando todos percebem que podem se ajudar e são gratos pelas contribuições de cada um, todo o processo feito em equipe atinge excelentes resultados.

E aí, como você tem praticado a gratidão na sua rotina? Conte para a gente, deixando um comentário no post!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário