Mentoria empresarial: entenda como ela pode ajudar sua empresa a crescer

A busca por resultados de alto nível é um dos grandes desafios dos empreendedores. Para que essa meta seja alcançada, é necessário que várias áreas estejam funcionando a todo vapor e com a sincronia desejada. No entanto, muitas vezes, apenas o engajamento e uma visão interna dos fatos não são suficientes.

Buscando resolver essa questão, a procura por mentoria empresarial cresce cada vez mais, já que a prática oferece uma visão que, por ser dada por especialistas com experiência real, tende a diagnosticar diversos problemas que podem passar despercebidos ao empreendedor, evitando assim, graves consequências para seu negócio.

Abaixo, listamos alguns dos principais aspectos que mostram como uma mentoria empresarial pode ajudar a sua empresa a crescer. Confira!

Ampliar a visão sobre os projetos

O mentor tem como característica principal a capacidade de diagnóstico apurada. Dessa forma, diferentemente de um coach ou consultor, por exemplo, ele consegue resolver e até prever algumas situações problemáticas do cotidiano da empresa.

Isso permite que a visão sobre os projetos da empresa seja ampliada, visto que a mentoria também se caracteriza por oferecer conhecimento técnico sobre diversas áreas e busca ajudar os gestores a interligar o funcionamento da empresa como um todo.

A mentoria ajuda o empresário, ainda, a encontrar novas alternativas na execução de tarefas diárias, sendo fundamental para otimizar a gestão e alcançar melhores resultados.

Sair da zona de conforto

De uma forma ou outra, muitas empresas, quando estão tendo bons resultados, tendem a não alterar muito a sua forma de operação, seguindo o velho ditado “em time que está ganhando não se mexe”.

Porém, com o mercado mudando cada vez mais rápido e com clientes mais exigentes, o modus operandi também precisa ser modificado para atender às novas demandas surgidas. Esse tipo de mudança de rota depende de uma capacidade rápida de diagnóstico e compreensão dos novos rumos a serem tomados.

Como essas são características inerentes a um mentor, sua colaboração estimula o mentorado a sair da zona de conforto e buscar caminhos diferentes por meio de um planejamento estratégico eficiente.

Fortalecer lideranças

Muitos empreendedores acabam se perguntando sobre qual seria o tempo adequado para que uma mentoria empresarial possa trazer bons resultados. Os próprios especialistas têm como número médio o período de doze meses, sendo os 4 primeiros meses mais intensos, um periodo crucial de autoconhecimento, capacitação, redirecionamento de práticas e desenvovimento de novas estratégias.

No entanto, como cada caso tem a sua especificidade, essa previsão depende de um acerto entre as partes, no qual são definidos os objetivos do gestor e a estimativa de tempo para alcançá-los.

E o que fazer quando a mentoria terminar? Um dos grandes legados que uma boa mentoria deixa é o de fortalecer lideranças para que essas possam, sozinhas, aprender a olhar de forma mais sistêmica para os negócios que estão sendo desenvolvidos e, assim, entrar em ação para tomar as decisões mais acertadas.

Entretanto, existe a opção de ser mantida uma continuidade na parceira com seu Mentor, mesmo que de forma mais espaçada. Essa prática, aliás, tem se mostrado de grande valia para que os mentorados não percam o impulso inicial e continuem avançando na direção desejada.

Fortalecer lideranças é também fortalecer os processos e, consequentemente, a imagem da empresa no mercado. Isso porque esse tipo de ação favorece a prestação de melhores serviços para o público em geral, além de engajar os colaboradores para que isso seja possível.

Gostou de saber mais sobre mentoria empresarial? Quer receber um guia com mais dicas sobre gestão? Então baixe o nosso guia completo com dicas para administrar melhor a sua empresa e continue se desenvolvendo!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário