O que avaliar ao fazer uma transição de carreira

O trabalho representa uma parte significativa de nossas vidas. Várias horas são diariamente dedicadas a nossas atividades rotineiras e, caso falte propósito ou paixão na execução das tarefas sob nossa responsabilidade, ele se torna penoso e incômodo.

Quando sentimentos de insatisfação e angústia no trabalho são recorrentes, talvez tenha chegado a hora de pensar em uma transição de carreira.

Com a crescente abundância de oportunidades e o facilitado acesso a informações diversificadas, muitos profissionais que se pegam descontentes com a rotina que levam vislumbram a chance de buscar mais felicidade e plenitude no trabalho que exercem.

Entretanto, para que a empreitada de mudança tenha maiores chances de êxito, essa decisão não deve ser tomada por impulso.

Pensando nisso, no post de hoje, mostramos os fatores que devem ser considerados no momento de optar por uma transição de carreira, fornecendo dicas valiosas para que todo o processo seja o mais suave e harmonioso possível. Continue a leitura!

Conheça-se: diferencie propósito, desejo e necessidade

Mudar de carreira é uma decisão muito importante, da qual derivam desdobramentos determinantes para várias outras esferas da vida.

Ao considerar a transição, considere os benefícios de um intenso esforço de autoconhecimento. É apenas após se aprofundar no autoconhecimento, na compreensão exata de seus valores principais, bem como conseguir ter clareza das suas metas de vida, que será possível extrair de forma consciente quais são suas verdadeiras motivações. Uma ferramenta poderosa para ampliar seu autoconhecimento é a avaliação Strenghts Finder, pode ser de grande ajuda!

Para aumentar suas chances de sucesso e minimizar consideravelmente as chances de arrependimento ou frustração, dedique-se a conhecer os seus talentos, seu modo de pensar, sentir e agir, descubra o que te impele à mudança.

Descreva qual é o seu propósito, explicite seus desejos e, claro, considere as suas necessidades. O caminho nem sempre é breve, e quase nunca é fácil. Assim, é indispensável que você esteja emocional e financeiramente preparado para percorrê-lo.

Planeje: avalie o cenário e as possibilidades

Uma vez convicto de sua decisão, certifique-se de jamais agir por impulso. Evite terminantemente a pressa, a afobação e a inconsequência. Em vez disso, ampare-se em consistência e detalhamento.

Apostar em um planejamento completo e pertinente, aliando as etapas essenciais à prazos críveis para executá-las, é fundamental para potencializar o seu êxito ao longo do processo de transição.

Não se esqueça de considerar de relacionar os recursos disponíveis. Muitas vezes, a fase de transição exige a conciliação de duas atividades profissionais, e a etapa de adaptação na nova atividade demanda suporte financeiro. Elimine surpresas ao delinear exatamente quais são as suas possibilidades.

Prepare-se: desenvolva habilidades e fortaleça sua rede de contatos

Seja suficientemente humilde e sábio para admitir que a mudança exigirá que você desenvolva habilidades e aperfeiçoe conhecimentos. Faça cursos, acompanhe o mercado e encare os desafios de aprendizado como excelentes chances de progredir.

Não deixe, também, de contar com o auxílio de um profissional especializado para te orientar e conduzir durante o processo. Uma voz experiente e capacitada de um coach ou mentor, vai certamente ajudar você a atingir sua meta de maneira mais rápida e eficaz, atenuando desconfortos desnecessários e eliminando eventuais erros de posicionamento.

Além disso, nunca perca a chance de fortalecer sua rede de relacionamentos, independentemente de sua pretensão e finalidade com a iminente transição de carreira. No mundo dos negócios, conexões próximas e verdadeiras são capitais que podem potencializar seus resultados.

E então, pronto para planejar sua transição de carreira? Para seguir no caminho do sucesso, assine nossa lista no messenger e saia na frente a cada novo conteúdo lançado!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário