O que é coaching e como investir nessa carreira?

O coaching está ganhando cada vez mais destaque. Esportistas das mais diversas áreas, empreendedores, líderes governamentais e empresariais e instituições públicas e privadas já contam com a assessoria desse profissional, que agora tem se expandido também para o público “comum”.

Talvez você mesmo esteja interessado em se tornar um coach, seja pelo seu próprio desenvolvimento pessoal ou para atuar de forma profissional, mas não sabe por onde começar. Afinal, o que faz esse profissional? O que é preciso para investir nessa carreira? Qual a importância de um curso de qualidade?

Neste artigo você saberá o que é coaching, os principais benefícios e como investir nessa área para ser tornar um profissional bem-sucedido ou simplesmente melhorar os seus próprios resultados profissionais.

1. O que é coaching?

O coaching promove o desenvolvimento e o fortalecimento das competências pessoais por meio de um processo de reflexão e investigação, guiado pelo coach, profissional que fará você ou a sua empresa sair de onde está, até chegar a posição desejada. É uma abordagem prática, focada na realização de objetivos específicos.

Dessa forma, um processo de coaching ajuda a pessoa a descobrir o que ela realmente deseja para poder construir de modo estratégico a sua trajetória.

2. Quais as formas de atuação?

O principal diferencial de um coach é a sua capacidade de colocar em uso todo o potencial de um indivíduo, por meio de uma metodologia específica, para que ele maximize seu desempenho e alcance seu objetivo, seja profissional ou pessoal. Um coach atua como um forte incentivador, estimulando as pessoas a realmente fazerem tudo aquilo que são capazes.

A forma mais comum de atuação é por meio de atendimentos presenciais, seja no ambiente de trabalho do cliente, no escritório do coach ou em outro local adequado. Com a tecnologia, agora também é possível atuar por meios digitais, principalmente por videoconferências. E os resultados são tão bons quanto no atendimento presencial.

3. Como se tornar um coach de sucesso?

Para ser um coach de sucesso é preciso unir algumas características comportamentais, estudos e ter foco.

3.1 Desenvolva as características necessárias

Como em qualquer atividade, não existe um esteriótipo preciso de como o profissional deve ser. Mas algumas características são predominantes nesses profissionais. Entre elas podemos citar:

  • curiosidade;
  • busca por autoconhecimento;
  • determinação;
  • desejo de ajudar pessoas,

3.2 Tenha uma boa formação

Ter uma formação na área é o principal requisito para ser um coach de sucesso. Dessa forma, se você está pensando em investir nessa formação, é preciso escolher uma instituição que seja referência, que invista em estudos e pesquisas, que dê suporte aos seus alunos, oferecendo as melhores técnicas e práticas para que eles alcancem resultados verdadeiros, incluindo resultados financeiros.

3.3 Seja específico

Uma outra dica que vai te dar credibilidade e construir autoridade na profissão é a escolha de uma especialidade, ou nicho de atuação. Por exemplo, um coach financeiro, esportivo, de relacionamento, carreira, produtividade, etc. Mas não se preocupe, essa escolha costuma vir após a sua formação básica. E a sua escola pode e deve lhe ajudar nesse processo.

4. Quais os benefícios de investir em um curso de formação em coaching?

Já imaginou conhecer técnicas que ajudarão você a conquistar metas, como perder peso, controlar as suas finanças ou ser promovido? Independentemente de qual for o seu objetivo o coaching lhe ajudará a traçar o caminho para solucioná-lo. E sendo um coach formado, você poderá ajudar outras pessoas a fazer o mesmo, sendo pago por isso.

Veja mais alguns benefícios que esse processo possibilita:

  • identificar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais e profissionais;
  • superar o medo, ansiedade e as convicções limitantes;
  • aumentar o equilíbrio e harmonia interiores;
  • melhorar o foco, o planejamento e a administração do tempo;
  • melhorar os relacionamentos e a comunicação.

Uma formação em coaching certamente desenvolverá suas habilidades e potencializará os seus resultados. Ajudará você a ser um profissional ou líder melhor, a crescer na carreira, a alavancar o resultado de pessoas e empresas. E não é só isso, ajudará você a atingir o equilíbrio tão desejado entre resultados financeiros e tempo para a família.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com os seus amigos no FacebookInstagramTwitter.

Conheça nosso Curso de Formação em Coaching.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário