Um grave problema em tempos difíceis é que as circunstâncias parecem piores do que realmente são. Isso acontece, não porque os problemas sejam maiores, mas por nos sentirmos diminuídos diante das dificuldades.
Fato é que, quando nos encontramos confusos, sem direção sobre o que fazer, nos sentimos sós, sem o apoio que desejamos, e sentimentos de autopiedade e desânimo começam a nos rondar.
O exemplo de Nick Vujicic
Nick Vujicic nasceu com uma síndrome rara, sem braços, pernas, e com pés menores do que o tamanho normal. Impedido de frequentar a escola pela legislação do estado Australiano onde nasceu, somente após alteração nas leis ele conseguiu ser aceito e se tornou o primeiro aluno com deficiência a frequentar uma escola regular.
Sem braços e mãos, mais dificuldades viriam: como escovar os dentes, se pentear, vestir, escrever e operar computadores? Bullying foi outra barreira a ser superada, bem como pensamentos de suicídio com apenas 8 anos de idade.
Mas ele não permitiu que seu valor fosse diminuído pelas circunstâncias. Veja no post de hoje algumas lições que podemos aprender com Nick Vujicic!
Supere, e torne-se superior
Pela frase acima podemos deduzir que fracassar é sucumbir. Sucumbir às circunstâncias, dificuldades, opiniões e ausência de apoio. A boa notícia é que, para superar desafios, tudo que você precisa fazer é ter as atitudes certas, e isso só dependerá de si.
Atitude certa tem a ver com autoconhecimento. Sabendo quem você é, do que é capaz, quais são seus pontos de melhoria e conhecendo seus limites você conseguirá planejar suas ações de forma a superar quaisquer circunstâncias que se apresentarem.
Empreendedores enfrentam desafios para os quais não foram ou não se sentem preparados. Nestes casos, onde experiência é fundamental, buscar ajuda profissional não é sinônimo de fraqueza, mas de consciência de seus limites, coragem e disposição para aprender. E o aprendizado nos torna superiores!
Transforme circunstâncias em oportunidades
Ao se tornar superior você conseguirá visualizar os problemas como se os olhasse de cima; é o que chamamos de “pensar fora da caixa”. Enxergando circunstâncias adversas por um ângulo superior você verá o cenário global, permitindo que passado, presente e futuro venham à sua mente.
O passado mostrará erros que causaram problemas, o presente lhe mostrará que a situação não é tão ruim quanto parece e o futuro lhe permitirá planejar como sair daquelas circunstâncias e atingir os objetivos desejados.
As circunstâncias adversas de Nick o tornaram um dos maiores palestrantes motivacionais do mundo, autor de vários livros, casado e pai de um filho. Milhões de pessoas puderam aprender com Nick Vujicic como encarar dificuldades e vencer desafios, por maiores que pareçam.
Entenda que o sucesso só chega depois do esforço
O autoconhecimento te motiva, a superação te torna grande e o aprendizado te impulsiona. Tudo isso é sinônimo de sucesso, que é resultado do processo de mudança. Se você não tem experimentado sucesso nos negócios, é hora de mudar de atitude.
Às vezes parece que suas ferramentas não são adequadas para o trabalho; neste caso, procure se atualizar. Outras vezes você sente que não tem a formação necessária para vencer. Busque se preparar! Uma das maneiras mais rápidas hoje em dia de se aprefeiçoar, é a contratação de um suporte, como mentoria empresarial. Muitos empreendedores de sucesso também relatam que evoluíram consideravelmente por meio do coaching.
O fato é que sucesso só vem depois de preparo, dedicação e mudança de atitude. Você sabe exatamente quem você é, do que é capaz e quais são suas limitações. Faça o que puder, use sua capacidade e, para os desafios que ainda não puder superar, busque ajuda. Enfrentar problemas e circunstâncias adversas pode ser o aspecto da vida que mais nos impulsiona a uma trajetória de sucesso.
Outra lição a aprender com Nick Vujicic é que ele buscou ajuda quando precisou. Vencer o preconceito, conseguir se vestir, barbear, obter duas graduações e transformar vidas ao redor do mundo foram realizações de uma pessoa que não permitiu que as circunstâncias o diminuíssem.
E então, gostou do post de hoje? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências!