Qual é o seu mindset financeiro?

Quando falamos sobre mindset do dinheiro, estamos nos referindo ao modelo mental, ou seja, à programação que nosso cérebro recebeu em toda nossa vida, especialmente na infância, pelo que aprendemos com nossos pais, tutores, amigos, bem como outras experiências que tivemos relacionadas ao dinheiro, seja pelo excesso ou pela falta dele (status, restrição, humilhações, impotência, inveja).

A importância do mindset financeiro

Todas essas experiência vividas ao longo de nossa infância, deixaram sentimentos carimbados em nosso subconsciente, positivos ou negativos, sobre o que signifcava o dinheiro em nossa vida… e isso foi moldando nosso pensamento sobre como futuramente viríamos a lidar com questões relacionadas ao dinheiro.

Estudos recentes mostram que o mindset de pessoas ricas é muito semelhante entre eles, porém totalmente diferente daquele de pessoas de mais baixa renda ou de classe média, que por sua vez, também são muito parecidos entre si.

De forma geral podemos separar esses grupos em dois, que são:

  1. Mindset de Escassez

    Uma das características comuns entre as pessoas com mindset em escassez é que elas querem, desejam muito enriquecer… Mas param por aí. Sentem-se paralisadas e vitimizam-se, pelas supostas dificuldades inerentes ao processo de enriquecimento. Frequentemente transferem a responsabilidade sobre seus resultados à terceiros, como o marido, aesposa, aos filhos,  ao governo, ou às crises econômicas. Esse é um padrão muito forte dentro desse grupo.

  2. Mindset de Abundância

    Já no grupo das pessoas com mindset em abundância, percebemos que elas não só querem, desejam enriquecer, mas estão totalmente comprometidas a isso, traçam planos e fazem o que é necessário ser feito para alcançar esse desejo. São pessoas determinadas, disciplinadas, dispostas a experimentarem sacrifícios de curto prazo por benefícios de longo prazo. Seus objetivos são claros e essas pessoas, dentro dos seus valores pessoais, farão o que tem tiver que ser feito para conquistá-los.

Qual é o seu modelo mental do dinheiro?

Se o seu modelo se assemelha ao modelo de escassez, saiba que é possível mudá-lo, mas será preciso muito mais do que apenas vontade. Decidir mudá-lo é apenas o primeiro passo. Em seguida, será preciso agir, praticar a mudança, definir objetivos de forma muito clara, realizar uma completa reforma no seu padrão comportamental, em suas crenças sobre dinheiro, até mesmo em sua auto estima, para então construir um plano de ação que o levará degrau a degrau rumo ao topo, ou seja, aos seu verdadeiros objetivos de vida!

Como o seu mindset financeiro está modelando seus filhos? 

Da mesma forma que fomos moldados por nossos pais no passado, estamos moldando nossos filhos. A pergunta que devemos nos fazer é: Estamos repetindo um mesmo padrão? Esse padrão é negativo ou positivo? Temos consciência do que estamos fazendo ou estamos ligados no “piloto automático”?

Você acha esse assunto importante? Se sua resposta é sim, a próxima pergunta que lhe faço é: Você está pronto para mudar e começar uma nova caminhada?

 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário