Quero ser coach! 3 coisas que você precisa saber sobre esta profissão

“Quero ser coach, mas não sei por onde começar”! Acredite, essa é uma frase recorrente na cabeça de profissionais que querem se iniciar nessa área. Muitos querem começar um caminho focado nesse objetivo, outros querem promover uma mudança radical nos seus rumos profissionais, mas uma coisa todos têm em comum: dúvidas sobre como ingressar nesse mercado em franca expansão no mundo inteiro.

Então, se você quer saber o que fazer para ser coach, ou se o seu perfil é compatível com essa atividade, este artigo é para você. Listamos aqui as 3 principais coisas que você precisa saber sobre essa profissão. Tire suas dúvidas e dê os primeiros passos para se tornar um coach de sucesso!

1. Como é a carreira de coach?

Primeiramente, é preciso dizer que, sim, você pode viver exclusivamente do coaching. Neste momento da economia brasileira, muitas pessoas ficam em dúvida sobre os caminhos profissionais a seguir e precisam de ajuda profissional nesse sentido.

É aí que entra o coach, um verdadeiro treinador que vai orientar o desenvolvimento dessa pessoa, dentro dos seus desejos, suas características e seu histórico de vida.

Basicamente, quem é coach guia o cliente por meio de uma metodologia específica com passos para o seu desenvolvimento na carreira. Normalmente, o processo todo envolve cinco passos:

  • foco, quando se determina os objetivos do coachee;
  • planejamento, em que se traça os planos para atingir esses objetivos;
  • ação, ou as atividades por meio das quais o coachee se desenvolverá para atingir seus objetivos;
  • melhoria contínua, que é a noção de que o coaching é uma tarefa diária e ininterrupta;
  • resultados: a etapa em que se atinge os objetivos traçados no primeiro passo.

Para conseguir conduzir o cliente por todo esse caminho, o papel do coach envolve não só orientar, mas também servir como uma espécie de motivador, impulsionando o cliente a agir em prol dos seus objetivos.

O coaching é uma profissão bastante exigente, mas todo o esforço é bem recompensado. Estima-se que, atualmente, a remuneração no mercado gire entre R$ 200,00 a R$ 1.500,00 por hora, além de oferecer flexibilidade de horários e uma rotina bastante diversificada, o que atrai muitas pessoas interessadas nesses fatores.

2. Quero ser coach, quais as características necessárias?

Não existe um perfil exato das pessoas com mais aptidão a se tornarem coaches, mas algumas características ajudam muito o desenvolvimento de profissionais para assumirem essa importante carreira:

Gostar de ajudar o próximo

A atividade de coach está muito ligada ao desenvolvimento pessoal e profissional de outras pessoas. Portanto, nada melhor do que gostar de ajudar os outros para se dar bem nessa profissão.

Ter o disciplina para seguir uma metodologia

Qualquer um pode tomar atitudes positivas para melhorar sua vida e sua carreira. O que diferencia uma pessoa que é coach é que ela segue técnicas e métodos específicos para que outras pessoas consigam atingir seus objetivos de vida. Um bom coach segue a metodologia procurando sempre trazer clareza ao seu cliente, sem interferir, julgar ou influenciar as decisões dele.

Ter curiosidade e ética

Uma boa atividade de coach envolve estar presente para perceber toda a informação útil apresentada pelo cliente de coaching para que o seu trabalho traga melhores resultados, mas sem esquecer de tratar as questões do coachee com privacidade e ética profissional, jamais compartilhando informações sobre seus clientes indevidamente.

3. Quais os primeiros passos para se tornar coach?

A primeira coisa é buscar a qualificação mínima necessária para atuar como coach. Você pode buscar instituições de ensino especializadas nesse tipo de formação profissional, com opções de cursos presenciais ou via Ensino à Distância. O importante é encontrar uma formação em coaching de acordo com seu perfil e seus objetivos depois de concluir o treinamento.

Procure conhecer profissionais da área e trocar ideias com eles. Isso servirá para conhecer melhor o mercado, descobrir dicas valiosas e fazer networking, vital para qualquer coach se desenvolver bem e conquistar novos clientes.

Para isso, ingresse em grupos e comunidades online, e vá, aos poucos, descobrindo os caminhos com as pessoas que já os trilharam antes de você. Assim, a frase “quero ser coach” pode ficar mais próxima da sua realidade!

Gostou das dicas? Quer saber mais? Conheça o curso de formação em coaching da Direcione e entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas! Até a próxima!

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Outros Artigos

Negócios
Ale Rodrigues

Crise ou Oportunidade?

Não é novidade que a economia passa por ciclos ao longo do tempo. Momentos de forte crescimento, seguidos por desaceleração, estagnação e finalmente por fases

Leia Mais »

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário